A Música Barroca e suas Relações Sociais com o Século XVII e o Início do Século XVIII

cravo

A música sempre teve o papel de elevar quem a escuta para outra dimensão seja de forma planejada ou não, assim aconteceu com a música barroca em meados de 1600 a 1750. Visualmente falando o barroco possui este exagero de ornamentos em cada pedacinho dele, e na música não muda. Sendo também um dos momentos mais importantes da história musical mundial reestruturando e dando uma cara nova pra música, fazendo com que aquele antigo sistema de modos (ou seja, aos modos gregos, na própria organização dos sons naturais tendo a ausência de bemóis e sustenidos) conhecidos por: Dório, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. Todos partem do dó natural central terminando por sua vez em “Si Bemol, Lá Bemol, ou Si e Fá natural”.

Quando o barroco se estabiliza musicalmente isso começa mudar, na verdade muda completamente criando um novo campo harmônico é uma tônica em escalas diferentes, fazendo assim as escalas com tom maiores (Jônico, Lídio, Mixolídio) e menores (Dórico, Frígio, Eólio e Lócrio), que no fim reduziram para apenas dois, os mesmos usados até hoje (Jônio e Eólio) sendo um maior e outro menor.
Passado pouco tempo, o uso de bemóis e sustenidos conseqüentemente ganha forças principalmente em fugas. E ouvindo bem, dependendo do compositor e da obra era esperado que quem interpretasse a música ornamentasse improvisos no meio da obra (típico do barroco), entregavam apenas com uma estrutura harmônica criada e de lá quem tocasse interpretaria a obra te tal forma. Dependendo da forma que a música for interpretada, toda essa ornamentação transformaria a obra em um todo sonoro elevando qualquer um que escutasse, com todo o poder e uso de graves contínuos segue em oposição a todos os estilos anteriores.
De todos os estilos dentro do barroco o que mais se destaca, são as “fugas” (Fundamentada técnica, escrita e separada por “vozes” soprano, contralto, tenor e baixo. Divididas em três ou mais partes, a ideia principal são as vozes escapando ou se perseguindo. Muito comum para órgão e cravo.), claro que as fugas e os estilos vão muito além disso.

O barroco em si foi um período bem rico principalmente pelo crescimento e desenvolvimento de novas técnicas, instrumentos e formas de construção, dando destaque para violinos e cravos. Enquanto no mundo do barroco tudo crescia, na música era tudo mais intenso. Já que não se pode ver, apenas sentir e tocá-la, todas as formas de exploração da música barroca foi esgotada. (Principalmente para Bach, digamos que ele conseguiu ultrapassar todos os limites do estilo, sua musicalidade e forma de compor ia além da realidade). Claro que existem outros lugares em todo o mundo em que o barroco passou e permaneceu, portanto existem vários gênios da música e arte barroca. Mas usemos Bach como exemplo, mesmo não sendo possível definir um fim para um período de tal forma precisa e certeira. Porém cada vez mais o barroco ganhava mais ornamentações, ao mesmo tempo em que ficava algo pesado, ela de fato ficava mais enriquecida, elevando qualquer um para outra dimensão.

Essa elevação chega a ser espiritual de tão profunda que a música barroca, e se este período por alguma razão não estivesse existido, e mesmo assim algum outro “movimento” parecido fosse criado no lugar,o mundo teria um vazio impreenchível.

Concluo que o papel social da música barroca é fazer com quem a escute seja transportado de alguma forma para outra dimensão, entrando em contato com uma realidade da qual não esteja acostumado a viver, seja visualmente ou musicalmente falando. Estas duas formas se completam e quando unidas algo permanente acontece. O barroco estará sempre lá para te mostrar que há sempre uma nota que você não ouviu, que existe sempre uma sensação nova, um detalhe que seu olho deixou escapar, manifestando-se de forma diferente para cada um, chega ser surpreendente. Uma vez tendo contato com ele, não tem mais volta. E se tentar voltar, de alguma forma o barroco te puxará para perto novamente.

Referências Bibliográficas:

http://arte-barroca.info/musica-barroca.html

http://historia_da_musica.blogs.sapo.pt/2413.html

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