ARTE COLONIAL NO BRASIL (Sec. XVI e XVII)

A arte colonial Brasileira é o termo pelo qual toda obra artística produzida no Brasil, durante o período em que o país permaneceu como colônia de Portugal. A arte classificada com colonial brasileira é aquela produzida entre os séculos XVI e XVII, com destaque apara a arquitetura e decoração de interiores.

Por volta de 1530, os portugueses começaram a se estabelecer a costa do Brasil, e iniciaram a construção de entrepostos para estocar  pau – Brasil e outros produtos tropicais nativos.

Após a chegada dos europeus e a sua conseqüente ocupação do litoral, iniciou-se a construção das primeiras vilas, como São Vicente no litoral paulista. As mais importantes feitorias foram Arraia d Cabo, fundada em 1503 por Américo Vespúcio,a da Bahia, fundada em 1510 por Diogo Álvares e a do Rio de Janeiro fundada em 1519 por João Braga.

Na tentativa de dividir o Brasil em 12 capitanias hereditárias e seu posterior fracasso, Portugal nomeou um governador geral, Tomé de Souza, que no ano de 1549 fundou Salvador, declarada então capital da colônia. Após este fato chegaram os jesuítas, e a partir daí iniciaram-se as primeiras manifestações artísticas na Bahia, Pernambuco, São Vicente, Paraíba, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A arquitetura era bastante simples, sempre com estruturas retangulares e cobertura de palha sustentada por estruturas de madeira roliça inclinada. As primeiras cidades construídas pelos portugueses não possuíam um planejamento urbano definido, tendo casas construídas muito próximas das outras, outro ponto importante de ocupação eram as fazendas onde se produzia açúcar, o melado e a cachaça.

Os portugueses construíram varias igrejas replicando aquelas que existiam em Portugal. As pinturas e esculturas desse período eram feitas por padres e jesuítas, seguindo o estilo Maneirista. A partir do século XVII começou-se a utilizar o estilo que ficaria mais associado ao tipo de arte empregado na decoração de igrejas de todo o Brasil colonial, o estilo Barroco.

João Gonçalves Viana foi provavelmente o primeiro escultor que trabalhou no Brasil, por volta de 1550, modelou algumas imagens religiosas em barro cozido, como a estátua de Nossa Senhora da Conceição, para a Matriz de São Vicente em 1560.

Durante o período chama de Brasil Econômico, a principal expressa artística era a arquitetura militar, publica e religiosa. Francisco Faria que chegou em 1603 no nordeste do Brasil foi nomeado o primeiro arquiteto brasileiro.

As pinturas de Franz Post demonstram que não havia uma uniformidade arquitetônica de modelos europeus. A arte e a cultura no Brasil tiveram anos riquíssimos, em Recife, no estado de Pernambuco o governador coordenou a ampliação e a restauração urbanística e artística da cidade, utilizando projetos do arquiteto Piter Posto, Mauricio de Nassau deixou no Brasil mais de duas mil edificações feitas de pedra e tijolo, em estilo nórdico, com fachadas estreitas, dois ou mais andares e teto pontiagudo. A mão de obra e quase todo o material vinham da Europa, ou das ruínas portuguesas já existentes por aqui.

Mauricio de Nassau enviou em 1678, ao Rei da França Luis XIV, alguns presentes brasileiros, entre eles obras de seis pintores: Franz Post, Albert Eckhout, do alemão Zacharias Wagner, soldados da Companhia da índias, autor do ´´Livro dos Animas“ que se encontra no Gabinete da Estampas de Dresden e contem 112 aquarelas; obras do alemão Georg Marcgraf e de outro alemão Gaspar Schmalkalden, que pintava e desenhava o via. Finalmente, obras de CornelisGoliathe Jan Vingboons.

Em 1654, os holandeses foram expulsos do nordeste, neste período foi adotado p pomposo barroco. A imagem do Senhor Crucificado (1688), que se encontra até hoje no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, é considerada uma das primas do século XVII. A maior parte das obras religiosas que existiu nas igrejas brasileiras no século XVII era originaria de Portugal e trazida com grandes despesas pelos jesuítas.

Paraty, cidade colonial fluminense do século XVI.
Paraty, cidade colonial fluminense do século XVI.
Curitiba- PR, Brasil- Largo da Ordem no centro histórico de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná. Foto: Embratur
Curitiba- PR, Brasil- Largo da Ordem no centro histórico de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná.
OURO PRETO
OURO PRETO
Fachada maneirista da antiga Igreja Jesuíta de Salvador (2ª metade do século XVII).
Fachada maneirista da antiga Igreja Jesuíta de Salvador (2ª metade do século XVII).
arquitetura-colonial
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