1. A ARQUITETURA BARROCA NA FRANÇA, ESPANHA E ITÁLIA.

BARROCO ITALIANO

O barroco teve início em Roma (fim do sec. XVI, início do XVII), que após um tempo se expandiu pela Europa. No inicio o barroco unia parte da arte renascentista com emoção, dramaticidade e intensidade o que deixou algo grandioso para historia da arte.

O Barroco está conectado a acontecimentos históricos, religiosos, econômicos e sociais. Naquela época tinham maior ênfase na emoção que na realidade. Os artistas buscavam em sua arte assimetria, extravagancia e fortes cenas emocionalmente.

Sendo os principais nomes do barroco italiano no período:

1 Caravaggio (1571 – 1610) – foi um dos artistas que mais se destacou no barroco italiano, pintor do sec. XVII, trouxe vida nova as pinturas Italianas, em suas obras apresentava personagens bíblicos, se baseando na população trivial de Roma.

Havia forte realismo em suas pinturas, o foco de suas imagens estava nos rostos, demonstrando na maioria das vezes dor e sofrimento, o fundo das pinturas sempre em tons escuros.

28Bernini (1598 – 1680) – grande escultor do sec. XVII, foi também pintor, arquiteto, teatrólogo e cenógrafo. Deixou para Roma grandes obras, artes religiosas e a basílica de São Pedro.Na Capela Cornaro em Santa Maria Della Vitoria, Roma, Bernini uniu todas as suas técnicas arquitetônicas e escultórica, “o êxtase de santa tereza” é uma das esculturas que se destacou, representando a santa desfalecida, transmitia emoção, movimento, paixão e drama.

3Vivaldi (1678 – 1741) – um importante musico e compositor do estilo barroco tardio. Construiu vários concertos e operas, sua obra mais conhecida é “As Quatro Estações”, foi grande influência para diversos músicos. Com a vinda do novo período suas músicas caíram no esquecimento, sendo resgatada no início do século XX.

4Fernando Borromini (1599 – 1667) – é considerado o grande nome da arquitetura neste período. Com suas paredes ondulantes, Borromini consegue criar a impressão de receber luz estroboscópia revolucionando seu campo de estudo.Borromini combinava formas nunca antes vistas, curvas e contra curvas de modo esplendido, fica evidente em San Carlo Alle Quattro Fontane, as paredes parecem estar em pleno movimento. Gênio rebelde e emocionalmente perturbado trabalhou como cortador de pedra para Bernini. Enquanto Bernini executava seus projetos às pressas, Borromini trabalhava os pormenores minuciosamente em suas obras, evidenciando assim uma das grandes diferenças no método de trabalho dos dois rivais.Apesar das brilhantes obras criadas e história de vida inspiradora, Francesco Borromini teve um fim trágico, o suicídio, manchando assim a vida de um notável e histórico artista.

A ARQUITETURA BARROCA NA ESPANHA

5O Barroco na Espanha teve ousadia e originalidade. O Barroco espanhol pode ser comparado com o europel, com muita audácia, força de concepção e riqueza. A arquitetura desse estilo se espalhou pelo país. Com elementos clássivos, torres, anjos, figuras humanas e de animais, era uma arquitetura complexa nas decorações internas o estilo foi lindo com materiais e cores ricas. As paredes das casas e dos prédios públicos eram enfeitadas com sedas, tecidos pintados, tecidos bordados a prata e ouro e veludos de cortes fortes. Além das paredes os tecidos eram usados também em corrimãos das escadas, as portas e tetos tinham entalhações que podiam ser policromadas ou douradas, os pisos ja eram na madeiras ou no mármore com desenhos. As lareira eram decoradas com folhas, anjos e dourados.

A Espanha na Arte também teve influências de fora principalmente da França, que se explica pelo parentesco das famílias reais desses dois países. Por causa disso surgio na Espanha um estilo Luís XIV que exagerava nas proporções e escalas e os estilo Luís XV e XVI que são sem refinamento de detalhes e de efeitos imaturos. Quando Napoleão ocupou a Espanha foram chamados artistas e arquitetos para fazer construções e decorar palácios.

A mobília no estilo Barroco espanhol manteve o colorido abundante o excesso de curvas pesadas ma com entalhação complicada.

O Barroco é caracterizado por ter em suas obras artísticas a preocupação com os detalhes. As esculturas e pinturas tem um realismo mostrando os mínimos detalhes nas expressões faciais, dobras e pinturas dos tecidos entre outras. Uma das expressões Barroca espanhola está presente na decoração de alto relevo nas portadas de edifícios civis e edifícios religiosos.

ESTILO BARROCO NA FRANÇA

O estilo barroco e caracterizado por sua dramatização e iniciou-se por volta do sec. XVII. A arquitetura francesa durante o período barroco e caracterizado por grandes palácios e jardins elaborados.

7Palácio Versalhes.

Durante a segunda metade do sec. XVII foi construído o palácio de Versalhes para Luiz XVI. Algumas partes do palácio Versalhes foi projetado pelo grande arquiteto Jules Hardouin Mansart, que também foi responsável por orangerie ( uma estufa construída no terreno de Louvre).

Neste período também surge o palácio de Luxemburgo,  o castelo de Chantilly e Vaux-le-Vicomte que são grandes símbolos de modelos Arquitetonico.

Domaine de Chantilly (60500). Picardie. France.Castelo Chantilly. Uma das construções arquitetônicas mais conhecidas da França.

O estilo Barroco definiu-se pelo reinado de Luiz XVI, que durou de 1661 a 1715. O Artista favorito do rei era Sol, Lully, e o arquiteto Mansart. Charles Le Brun foi o pintor da corte.

 

Deixe um comentário