A Arte nos Países Baixos (Holanda – Bélgica) Séc. XVII

A Arte Barroca originada na Itália, desenvolve-se no século XVII num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças econômicas, religiosas e sociais que deram um nova feição a Europa da idade Moderna. O estilo Barroco foi o mais suntuoso e ornamentado da história da Arte e teve o papel de trazer a arte para vida cotidiana.

A Arquitetura do século XVII realizou se principalmente nos palácios e nas igrejas. As grandes dimensões espaciais a importância das escadas e os revestimentos luxuosos fazem da arquitetura barroca um espetáculo para os olhos. Há nesse estilo a valorização dos efeitos decorativos, exprimindo a exaltação do movimento, da materialização da emoção e do êxtase, da sensualidade das formas, da monumentalidade cenográfica, do exagero ornamental propositado e do jogo de contrastes intensos: sombra e luz; massas e vazios; curvas e contracurvas e côncavos e convexos.

O norte da Europa, cenário de frequentes conflitos entre católicos e protestantes, encontrou na pintura sua forma de expressão artística mais transcendente durante esse o período. Nos Países Baixos o Barroco desenvolveu-se em duas grandes direções, sobretudo na pintura.

Rembrandt - Auto Retrato
Rembrandt – Auto Retrato – 1629

Na Holanda ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero do povo holandês; dominada por uma burguesia comercial, empreendedora e protestante, regida por princípios puritanos, têm dificuldade em aceitar o estilo barroco da Europa católica aos quais desagradava a pompa e a exuberância, preferindo a austeridade até na arquitetura.

As pinturas do período caracterizam-se pela riqueza de detalhes, pela precisão e o apuro técnico empregado, numa tentativa de representar tudo que o olho humano fosse capaz de captar, dando à imagem um aspecto semelhante à vida, com minucioso realismo. Predominam a pintura de gênero, a natureza-morta, cenas da vida familiar, paisagens pitorescas, e o retrato, temas todos eles profanos e tecnicamente próximos ao naturalismo de Caravaggio. Tem em Rembrandt seu maior expoente na pintura.

Rubens - Auto Retrato
Rubens – Auto Retrato – 1623

Na Bélgica manteve as linhas movimentadas e a forte expressão emocional. A dominação espanhola deu origem a uma classe política aristocrática e católica que favoreceu a pintura grandiosa e solene, protagonizada por santos e alegorias religiosas. Ao mesmo tempo se difundia a pintura de temas mitológicos, com sugestão de sensualidade, cujo melhor exemplo é a obra de Rubens, artista inspirado na escola veneziana, colorista (a força das cores quentes), cria cenas que sugerem intenso movimento, suas telas marcam linhas contorcidas nos corpos e pregas, drapeados nas roupas.

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